top of page

A efetividade do trabalho pedagógico

Autora: Lívia de Moraes Pereira, bióloga, pedagoga Waldorf  e mestranda do PROFCIAMB

Última edição: 28 de novembro de 2021

     Todos os textos produzidos nesse site apresentam sua potência e importância, mas como professora e educadora, essa aba é, sem dúvida, uma das mais importante para o começo de um trabalho pedagógico. Primeiro, é interessante entender o significado da palavra trabalho, atividade.

    O trabalho é uma atividade fundamentalmente humana, exercida apenas por nós. Esse trabalho está vinculado à construção da histórica da nossa cultura. Diferente dos animais que trabalham em função da suas necessidade biológicas, ou seja, em busca da sua sobrevivência. O homem exerce atividades que possam garantir tanto a sua existência biológica quanto histórico-cultural, existindo uma força impulsionadora, que o motiva a trabalhar. Criamos preceitos e princípios para poder realizar determinadas ações e atividades de acordo com a nossa cultura, norteando assim, a constituição de nossas necessidades e ações (Moretti, Asbahr e Rigon, 2011).

    Podemos entender o exercer pedagógico como uma atividade, ou seja, uma ação com algum propósito que se vincula na esfera histórico-cultural.

    Segundo Leontiev (1987), a estrutura da atividade é composta por duas características: a de orientação, que está vinculada com a compreensão, com os motivados e as necessidades do trabalho; e na execução, que seria a ação e a operação do trabalho.

    Segundo Rudolf Steiner (2003), o motivo de uma atividade é  trabalhada a partir da vontade. Tal vontade é uma característica encontrada nos membros do nosso corpo e é  exercida a partir da movimentação desses membros (pernas e braços). Quando trabalhamos pedagogicamente os movimentos corporais, nas práxis pedagógicas, no verdadeiro fazer, alcançamos um despertar no pensar. Ou seja, o movimento, a ação, nos proporciona um pensamento crítico. 

​

​

​

​

​

​

​

​

   

 

 

 

   

Por isso, é importante entender o processo de ensino e aprendizado para cada fase da vida e as infinitas possibilidades de ações pedagógicas que trabalhe os movimentos corporais.

​

​

​

​

​

​

​

​

    Recentemente, tivemos a COP26, a 26º Conferência das Nações Unidas sobre o clima, onde a ativista Greta Thunberg exprime seus sentimentos com a necessidade de ações mais efetivas para uma verdadeira mudança, onde não podemos continuar resolvendo os problemas com os mesmos métodos.

    E é disso que precisamos, de ações  mais efetivas. E isso também serve para a educação em nossas escolas. É importante investigar quais são as atividades que trabalhe nessa ação pedagógica e quais sãos seus significados sociais, e o que impulsiona e desmotiva o professor a trabalhar tais ações.

​

​

Referências: 

​

Leontiev, A. N. (1987). El desarrollo psíquico del niño en la edad preescolar. In V. Davidov & M. Shuare (Orgs.), La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS (antologia) (pp. 57-70).Moscou: Progresso.

​

Moretti, V. D., Asbahr, F. S. F., & Rigon, A. J. (2011). O humano no homem: os pressupostos teórico-metodológicos da teoria histórico-cultural. Psicologia & Sociedade, 23(3), 477-485.

​

Steiner, R. A Arte da Educação – O estudo geral do homem, uma base para a pedagogia. (14 palestras proferidas em Stuttgart de 21/8 a 5/9/1919, por ocasião da fundação da primeira escola Waldorf). Trad. R. Lanz e J. Cardoso. São Paulo: Ed. Antroposófica, 3ª ed. 2003.

​

​

​

​

Importância das práxis no processo de ensino e aprendizagem

Community Garden

Atividades com a terra é uma ótima sugestão para trabalhar o movimento e diversos conteúdos, como ciências, matemática e geografia

    No processo pedagógico, existe a necessidade da correlação entre ações, objetivos e motivos. Mas quando essas atividades partem de um pressuposto sem motivo e sentido, o trabalho se torna algo mecanizado, operacional.

    Vivemos em uma era de ideias científicas intelectuais muito forte e presente, onde acredita-se que as 'melhores crianças' e as 'melhores escolas' trabalham de forma que potencialize essas ideias. 

Exemplo de escola que trabalha a práxis em Pernambuco.

bottom of page